quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa é comemorado com evento na Praia de Copacabana.

A Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) da Prefeitura do Rio promoveu, na manhã do dia 26/06/2011, um grande ato de conscientização pelo fim da violência contra a pessoa idosa, na praia de Copacabana. O ponto alto do evento foi a caminhada da qual participaram os mais de 200 idosos presentes, que levavam cartazes pedindo o fim desta triste realidade.
Quem passou pelo local do evento também pode contar com os serviços do projeto “Saúde Móvel” (consultas, exames e pequenos procedimentos, nas seguintes áreas: clínica médica, geriatria, oftalmologia e odontologia). Tendas para medir a pressão e o Índice de Massa Corporal (IMC) dos interessados também estavam disponíveis e foram distribuídos panfletos para alertar a população.
O ato lembrou a data de 15 de junho, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.
                  Nos últimos 3 anos, a SESQV recebeu 1582 denúncias procedentes de casos de violência contra idosos no município do Rio.
            Quando se fala em violência contra idosos pensa-se em violência física. Há, no entanto, diversos outros tipos de violência praticados contra aqueles com mais de 60 anos, velados e mascarados. Abandono, negligência, violência sexual, violência financeira, violência psicológica, entre outros.
      Perfil (médio) da vítima: mulher, viúva, maior de 75 anos; vive com a família; renda de até 2 salários mínimos; em situação de fragilidade; depende de um cuidador.Fonte: CODEPPS; OMS.
            Perfil (médio) do agressor: filho, filha ou cônjuge da vítima; consome álcool ou droga. Fonte: CODEPPS; OMS.
Violência contra os idosos: este problema também é seu! Denuncie!
Fonte: SESQV
29/06/2011