quarta-feira, 6 de junho de 2012

RIO+20 em Foco


Pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente aponta que brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente.


Os brasileiros estão cada vez mais conscientizados sobre a importância da preservação do meio ambiente. O termo apareceu em sexto lugar (13%) no ranking dos principais problemas apontados pela população, e o índice é mais do dobro (5%) do registrado em 1997. Os que estão no topo da lista são: saúde (81%), criminalidade (65%), desemprego (34%), educação (32%) e políticos (23%). Os dados fazem parte da pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente. O estudo abordou em abril deste ano 2.201 entrevistados de todas as regiões, com diferentes níveis de escolaridades e de renda.

Segundo o levantamento, o meio ambiente está em primeiro lugar na lista dos motivos de orgulho do brasileiro, com 28%. Além disso, 65% dos entrevistados afirmou que a sobrevivência é a principal razão para preservá-lo.

Paralelamente, 11% dos brasileiros disseram não haver problema ambiental no país. Em 1992, o índice era de 47%, e ao longo dos anos, a curva foi decrescente. Entre os problemas ambientais listados, a população citou o desmatamento, com 67%, seguido da poluição dos rios, lagos e outras fontes de água, com 47%. Poluição do ar, aumento do volume do lixo e camada de ozônio aparecem em seguida.

Realizada às vésperas da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a pesquisa mostrou que 78% da população não sabe o que é o evento que será realizado na próxima semana no Rio de Janeiro.

Sobre os responsáveis por solucionar os problemas ambientais, 61% dos entrevistados responderam ser o governo estadual, seguido pela prefeitura (54%) e pelo governo federal (48%). A iniciativa pessoal figurou em quarto lugar (46%), precedido de comunidades locais (21%) e entidades ecológicas (14%). Em 1992, o governo federal estava em primeiro, com 51% dos votos.

Os empresários (55%) foram avaliados como o pior grupo quando a questão é a defesa do meio ambiente.

Ainda no levantamento, o termo desenvolvimento sustentável se mostrou desconhecido de 53% da população brasileira. Além disso, 50% dos brasileiros disseram nunca ter ouvido falar de destruição da biodiversidade, e 66% não tinham conhecimento a respeito de consumo sustentável. Já com relação às áreas protegidas, 56% dos entrevistados afirmou saber do que se trata.

Mesmo com uma maior conscientização sobre a exploração do meio ambiente, a população ainda enxerga o gasto com bens um desejo de consumo. Perguntado com que gastaria se tivesse uma renda extra, 72% dos entrevistados responderam que colocariam o dinheiro na poupança. Logo em seguida, apareceu a reforma da casa (57%) e a compra de um imóvel (46%). Em quarto lugar, está a compra de um automóvel (34%). A viagem ao exterior (30%) está em quinto da lista.

Entre as atitudes cotidianas para ajudar na proteção do meio ambiente, 86% das pessoas citaram a separação do lixo domiciliar. Mesmo assim, na prática, esta iniciativa não é desempenhada nem por metade (48%) da população.

Sobre o uso de sacolas plásticas, 62% afirmaram não haver em sua cidade uma campanha visando sua redução. Mas 76% adeririam a uma campanha, se ela existisse. Na prática, 20% responderam participar de alguma ação em prol do meio ambiente.

O nível de informação sobre meio ambiente e ecologia também foi testado, e 57% das pessoas responderam que eram “mais ou menos informado” sobre o tema. “Muito ou bem informado” foi a escolha de 13%, e “muito mal informado”, a de 29%.

Entre as fontes de informações sobre o assunto, a televisão apareceu com 83%, seguido de internet (29,5%), jornais (29%), rádio (27%) e revistas (11%).

terça-feira, 5 de junho de 2012

Concurso “Retratos de Mãe”.

Familia Bruna Rissato


Família Rosângela Pereira


Família Liliane Araujo


Família Vida Pinheiro


Parabéns às vencedoras do Concurso que souberam valorizar suas famílias e aos amigos que curtiram suas fotos no facebook da Valoridade Rio durante o mês de maio e as ajudaram a vencer!

Agenda da Felicidade

O Sorriso
É o cartão de visita das pessoas saudáveis. Distribua-o gentilmente.

O Diálogo
É a ponte que liga as duas margens, do eu ao tu. Transmite-o bastante.

O Amor
É a melhor música na partitura da vida.
Sem ele, você será um ( a ) eterno ( a ) desafinado ( a ).

A Bondade
É a flor mais atraente do jardim de um coração bem cultivado.
Plante estas flores.

A Alegria
É o perfume gratificante, fruto do dever cumprido.
Esbanje-o, o mundo precisa dele.

A Paz na Consciência
É o melhor travesseiro para o sono da tranquilidade.
Viva em paz consigo mesmo.

A Fé
É a bússola certa para os navios errantes, incertos, buscando as
praias da eternidade. Utilize-a sempre.
A Esperança
É o vento bom empurrando as velas do nosso barco.

Chame-o para dentro do seu cotidiano.


Um forte Agapinho!!!!!!!!