sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aposentados (III)

Respeitando o compromisso assumido, a serie APOSENTADOS continua com as sugestões recebidas de nossos colaboradores. Lembramos que os interessados em colaborar com o debate podem enviar suas postagens também por e-mail para blogdavaloridade@gmail.com .
Participe!

Previdência dos juízes

·         Em 10/02/2012, Jornal O GLOBO, Opinião dos Leitores
Entidades representativas de juízes e magistrados anunciaram a rejeição ao projeto que cria o Regime de Previdência Complementar do Servidor Público e ameaçam recorrer ao próprio Judiciário, caso a proposta seja tornada lei. Trata-se de uma lei fundamental, para evitar o aprofundamento dos rombos previdenciários do setor público, motivo pelo qual o Executivo e o Legislativo deveriam empenhar-se em não atender tal demanda corporativa, o que significaria mais despesas de gestão e riscos de corrupção. São algo cristalino ais intenções malignas, que não levam em conta os sérios problemas econômicos do país, especialmente num contexto global de crise.
Dirceu Luiz Natal
Rio de Janeiro    

Num estado democrático, todos são iguais perante a lei, menos no Brasil, onde os juízes querem uma Previdência própria, diferente da dos demais funcionários públicos. Seria a “Previdência Privilegiada” dos Magistrados. Uma verdadeira agressão aos direitos dos demais brasileiros, digamos,simplesmente normais. Além de receberem salários astronômicos, os juízes querem mais benefícios. Agora estou acreditando que os juízes não parecem Deus, são o Próprio! É uma vergonha que deve ser combatida e corrigida, mas por quem?
João Carlos Carvalho da Silva
Barra do Piraí/RJ

Não sei por que os magistrados querem ter uma previdência privada. Ganham o suficiente para descontar mensalmente e após os 70 anos gozar de aposentadoria dupla: a particular e a do serviço público. Há um senão rondando perigosamente os juízes: a figura fatídica de Ricardo Berzoíni. Lembrem-se que foi ele quem conseguiu convocar os idosos aposentados às portas do INSS, em todo o Brasil, para um “recadastramento”, posteriormente feito pela rede bancária, de modo simples e ordenado. Triste é constatar –se que o ministro está aí, novamente, todo risonho, estampado na foto publicada hoje (09/02/2012). Pior ainda: como relator da proposta do projeto do Judiciário.
Harry Rutman
Rio de Janeiro

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"O mundo é de quem se atreve."

Dona "Maria Jiló" é uma senhora de 92 anos,  miúda, e
tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está
toda  vestida, bem penteada e discretamente maquiada,
apesar de sua pouca visão.

E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido,
com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não
havia outra  solução.

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio  dizer que seu quarto estava pronto.

Enquanto ela manobrava o andador em  direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho,  inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.

Ela me  interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um  filhote de cachorrinho.

- Ah, eu adoro essas cortinas...
- Dona "Maria Jiló", a senhora ainda nem viu seu quarto...        - Espera um  pouco...
- Isto não tem nada a ver, ela respondeu,
felicidade é algo que você decide por  princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não  depende de  como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo  minha expectativa.

E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão  que tomo todo dia quando acordo.


Sabe, eu  posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho  em certas partes do meu corpo que não funcionam bem..
Ou posso  levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.  

- Simples assim?
- Nem tanto; isto é para quem tem  autocontrole e todos podem aprender,  e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos afora, mas é  bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em  conseqüência, os sentimentos.

Calmamente ela continuou:


-  Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar  o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta  época da vida. 
Avelhice é como uma conta bancária: você só retira  aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte  de alegrias e felicidade na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada  por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda  continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida,  sábio é quem a simplifica.
Depois me pediu para  anotar:


COMO MANTER-SE JOVEM

1. Deixe fora os números  que não são essenciais. Isto inclui a idade,o peso e a altura.
Deixe  que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos  divertidos. Os depressivos puxam para baixo.  
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda  sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que  quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.

'Uma  mente preguiçosa é a oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é  Alzheimer!

4. Aprecie mais as  pequenas coisas - Aprecie mais.

5.
Ria muitas vezes, durante muito tempo e  alto. Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir,  passe muito e muito tempo com ele /ela!


6.  Quando as lágrimas aparecerem
Aguente, sofra e ultrapasse.
A  única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios.  
VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que  ama:  
Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que  quer que seja. O seu lar é o seu refúgio. Não o descarte..


8. Tome cuidado  com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.  
Se não consegue melhora-la , procure ajuda.

9. Não faça  viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país  diferente, mas NÃO para onde  haja culpa.
10.
Diga às pessoas que as ama e que  ama a cada  oportunidade de estar com elas.
"Um dia você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."


"O mundo é de quem se atreve."
"O que de nós vale a pena se não tocarmos o coração das pessoas?"
A lição de vida da Dona "Maria Jiló" pode agora ser partilhada por muitas pessoas que poderão aprender a sorrir e agradecer cada dia.
Partilhe com alguém!




domingo, 5 de fevereiro de 2012

Aposentados (II)

Plenário poderá votar previdência complementar de servidor federal

O Projeto de Lei 1992/07, que cria o regime de previdência complementar para o servidor civil federal, é o destaque do Plenário na primeira semana de trabalhos de 2012. A matéria pode ser pautada em sessões extraordinárias, mas não há acordo entre governo e oposição. O assunto deve ser tratado na próxima reunião de líderes com o presidente da Câmara, Marco Maia.

No ano passado, os deputados começaram a discutir o substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família. O novo texto, apresentado pelo relator Rogério Carvalho (PT-SE), prevê a criação de três fundos de previdência complementar com participação do servidor e do governo, que cedeu nas negociações e aceitou aumentar de 7,5% para 8,5% a alíquota máxima que pagará enquanto patrocinador dos fundos.

As novas regras valerão para os servidores que ingressarem no serviço público depois da criação dos fundos. Eles receberão o teto da Previdência Social ao se aposentarem mais o benefício complementar, se participarem dos fundos.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Daniella Cronemberger

03´02/2012