sábado, 17 de setembro de 2011

Manaus estimula o envelhecimento ativo

Idosos festejam o sucesso da 13ª Olimpíada da
Terceira Idade em Manaus



Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SEMDEJ) e da Fundação Doutor Thomas, realizou o evento na semana de 9 a 16 de setembro.


Reunindo cerca de 3.000 atletas, geronto-atletas – como são chamados os idosos que disputaram treze modalidades adaptadas as limitações de cada participante, a 13ª edição da Olimpíada da Terceira Idade foi encerrada com o Concurso de Dança, no Parque Municipal do Idoso.


Segundo a avaliação do professor e coordenador dos jogos, Eldo Gomes, a edição atingiu suas metas com 3.000 participantes, seguindo a linha do esporte de participação, onde a ênfase está em formar o cidadão e não somente o campeão. A idéia é confraternizar, aproveitar o momento junto com os idosos, fazendo uma brincadeira saudável, integrando grupos de terceira idade da cidade e até de outros municípios da região.


Concurso de Dança

Com diferentes ritmos musicais e roupas estilizadas, os idosos foram se apresentando no último momento da Olimpíada da Terceira Idade. Dos onze grupos participantes, o primeiro destaque ficou para os pares de Cel.Alvorada, que protagonizaram o espetáculo “Deixa a vida me levar”, com uma história de alguém que já chegou numa certa idade, explicou a professora Sâmia Maia.

Vestida de nega maluca, dona Ilma Silva, 75 anos, comemorou bastante seu desempenho durante a apresentação: ”Foi tudo ótimo, estou muito feliz, fiz melhor do que esperava”, comentou a animada senhora que treinou durante três semana para o concurso.


Apoio da família

Elza França e Joana Lúcia França, mãe e filha respectivamente, foram prestigiar o baile de encerramento dos jogos. “Essa foi a primeira vez que participei. Disputei as modalidades de boliche, xadrez e argola. No ano que vem pretendo vir de novo e jogar outras modalidades”, disse Dona Elza, que representou Cel. Cidade de Deus durante os jogos.

Para Joana Lúcia, a realização de atividades voltadas ao idosos traz grande beneficio, como se voltassem a juventude novamente. “Vejo como uma bela iniciativa, as vezes eles ficam em casa deprimidos ou desmotivados. Isso é uma distração a mais, agora mais do que nunca vou apoiar minha mãe, porque quem sabe daqui há um tempo, serei eu”, declarou.


Idosos no pódio

O grupo “Idoso Feliz” da UFAM levou a melhor na competição, e recebeu o troféu de campeão da décima terceira edição da Olimpíada da Terceira Idade, pelos 322 pontos conquistados, seguido do grupo de Novo Airão com 302 pontos, delegação com o maior numero de participantes, 60 geronto-atletas.

E conquistando o bronze, a equipe de Cel. Coroado, terminou a competição com 287 pontos. 

 
Fonte: http://www.d24am.com

Nenhum comentário: